top of page
thumbnail_Reitor Vahan Agopyan (1)_Foto
  • LinkedIn ícone social
  • LATTES

VAHAN AGOPYAN

USP

 

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica (Poli) da USP (1974), mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Poli (1978) e PhD (Civil Engineering) pela University of London King´s College (1982). É professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da Poli e membro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.

 

Reitor da USP para o período de 2018 a 2022, foi vice-reitor, pró-reitor de Pós-Graduação, diretor da Poli, diretor-presidente e conselheiro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vice-presidente e conselheiro do International Council for Research and Innovation in Building and Construction, representante de área na Capes, e como tal, membro do Conselho Superior da Agência, coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, presidente do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

Tem experiência na área de Construção Civil, com ênfase em Materiais e Componentes, atuando principalmente com materiais reforçados com fibras. Mais recentemente, dedica-se aos estudos da qualidade e sustentabilidade da construção civil.

 

É comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Eminente Engenheiro do Ano, Personalidade da Tecnologia, Cidadão Paulistano e membro da Academia Panamericana de Engenharia e da Academia Nacional de Engenharia."

PALESTRA: "A ENGENHARIA NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA"

DATA: 13/10 - 19h20

A Engenharia como uma profissão de nível superior é relativamente nova, começou no século XVIII e só assimilou embasamento científico no século XIX. Certamente no século passado, a Engenharia experimentou um desenvolvimento marcante, aplicando o conhecimento científico para o benefício da sociedade. É comum as pessoas suporem que a Engenharia é também uma ciência, mesmo nos meios acadêmicos é usual coloca-la no grupo de Ciências Exatas. Apesar de trabalhar com os fundamentos científicos e utiliza-los intensamente, há um grau de risco assumido nos projetos que é a essência da atividade deste profissional.

bottom of page